Qual a diferença entre os tipos de Rack para Servidor?

Qual a diferença entre os tipos de Rack para Servidor?

Montar um Rack de infraestrutura dentro da empresa é uma alternativa ideal, sobretudo para locais em que o espaço é mais limitado e não se abre mão da boa organização do ambiente de TI.
Então, se quer conhecer mais sobre o rack de infraestrutura? Preparamos um post completo para mostrar a você o que é essa ferramenta. Continue com a leitura e confira!

O que é um rack de infraestrutura?

Sendo o mais simplista possível, o Rack não passa de uma estrutura metálica especialmente desenvolvida para acomodar componentes de rede e informática, como Servidores, nobreaks, cabos UTPs, patch panel, fibras, D.I.O. (Distribuidor Interno Óptico), entre outros equipamentos indispensáveis ao funcionamento da infraestrutura de rede de uma empresa.

Em geral, os Racks possuem tamanhos que variam de 4“us” até 44“us” — a altura de cada “u” tem aproximadamente 4,5cm, podendo ser fixados em paredes ou colocados no piso.

Dentre todos os modelos existentes, temos alguns tipos de Racks de infraestrutura mais usuais, são eles:

Racks abertos

Consiste de uma estrutura retangular fixada no piso do ambiente. Esse modelo, por sua facilidade de acesso aos componentes, é mais indicado para locais fechados, nos quais há um maior controle no acesso de pessoas e funcionários, já que os dispositivos nele instalados ficam a mostra, podendo ser alterados.

Além disso, por ser aberto, também se recomenda a instalação em um local livre de resíduos, como poeira, pois podem danificar os equipamentos;

Exemplo de Racks Aberto

 

Racks fechados

Esse é um modelo mais robusto, já que é todo fechado, dificultando o acesso irrestrito e a deterioração por ação de agentes externos, como umidade, poeira etc. Além disso, o rack fechado tem a vantagem de se poder realizar o controle de circulação de ar interna, melhorando a dinâmica da temperatura dos equipamentos nele instalados — fator de extrema relevância para a operação da infraestrutura.

Exemplo de Racks Fechado

Racks Perfurados

Esse é um modelo é um misto entre o Rack aberto e o Rack Fechado. Embora seja todo fechado, dificultando o acesso irrestrito ele não tem uma proteção robusta quanto a deterioração por ação de agentes externos, como umidade, poeira e outros agentes “contaminantes”. Isso se dá ao fato de o mesmo ser composto por portas laterais, frontal e traseira toda perfurada e sem a adição de vidro ou acrílico na porta frontal.  A Vantagem de usar esse Rack é conseguir realizar o controle de circulação de ar interna, baseado na refrigeração do meio onde o mesmo está instalado, melhorando a dinâmica da temperatura dos equipamentos nele instalados ou em outras palavras, ele proporciona uma troca de temperatura mais eficiente em relação ao meio onde está inserido.

Exemplo de Racks Perfurados

Racks Desmontáveis

Toda vez que ouvir esse termo, entende-se que refere a uma arquitetura estrutural distinta da soldada porém com a mesma funcionalidade, ou seja, é exatamente a mesma coisa que o Rack Aberto, Rack Fechado e Rack Perfurado, com a condição de não ter uma estrutura soldada e sim um conjunto de peças que ao serem encaixadas se transformam em um Rack 19″ para servidor. O Rack desmontável se torna uma vantagem para lugares de difícil acesso onde um rack “montato” não passaria pelos obstáculos no caminho além de maior praticidade no transporte.

Exemplo de Racks Desmontáveis

 

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você adicionou este produto em seu carrinho: